Voltando….

Nenhum comentário

LAERTE-04-05-10

Escrever é uma arte sinuosa. Você senta, há uma ideia e precisa desenvolvê-la. O início é um tanto difuso, as palavras não se encaixam, a tecla delete é pressionada inúmeras vezes, você olha para a janela buscando inspiração, quem sabe o espírito de Machado de Assis vem e o post sai em cinco minutos. As frases são finalmente escritas, mas é preciso revisá-las; e o texto completo precisa ser coeso, sem pontas soltas, de modo que a ideia tenha sido – pelo menos razoavelmente – transmitida. E, se alguma reflexão foi causada no eventual leitor, o objetivo é bem sucedido e temos um post decente.

Um dos grandes incentivos em manter um blog no ar é exatamente a arte de exercitar a escrita. Não sendo um blog profissional, há talvez aquela falta de disciplina que temos que ter em nossos empregos: escrevemos quando o tempo permite, e a inspiração tem que estar presente, para que o post seja bem desenvolvido e o resultado aceitável.

A escolha do tema é importante: por vezes, o assunto sobre o qual gostaríamos de escrever não é relevante para outras pessoas; um livro ou filme que muito me influenciou, me tocou, pode nada significar para elas.

Ou não. Escrevemos somente sobre os assuntos de que gostamos, e aí o leitor com o mesmo interesse ou afinidade naturalmente vem, volta e meia interagindo, enriquecendo a discussão e o blog.

Escrever é provocar. E se nem sempre a provocação vem acompanhada de bom conteúdo, pelo menos não passa batido, causa uma reação que pode ser até um breve menear da cabeça, ou então um belo xingamento (“como esse cara escreve merda!”), ou, aleluia, a consagração do missivista (“é exatamente isso que eu penso!”). A passividade do leitor é o pior inimigo do escritor.

Manter um blog no ar não é fácil. Mas aqui estamos, firmes, não muito disciplinados, mas motivados, com tesão de seguir em frente.

Longa vida ao Fora da Zona Verde.

sobre parma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s