The Honourable Woman (Série TV)

Nenhum comentário

honourable woman

Produzida pela sempre competente BBC, esta série de oito capítulos tem como pano de fundo o eterno conflito palestino-israelense e a relação deste com os destinos de uma família judaica estabelecida na Inglaterra.

Não há indiferença em se tratando de Oriente Médio: tomando emprestado o título de um excelente livro de Howard Zinn, você não pode ser neutro num trem em movimento.

O que o roteirista Hugo Blick fez foi criar personagens que de alguma forma compusessem um mosaico do conflito, mas é impossível construir uma ficção em que ambos os lados sejam tratados de maneira equânime. Sempre haverá uma simpatia aqui e uma empatia acolá, que reflete a visão de mundo e os interesses do autor. Quem assistir a série pode tirar suas próprias conclusões, que aliás podem ser distintas das minhas.

Mas de maneira nenhuma critico a qualidade da série. O roteiro é muito bem construído e os diálogos são excelentes, muitas vezes com uma fina ironia da maneira que só os ingleses conseguem fazer.

É também uma história de espionagem das boas.

Um ponto alto da série é a excepcional atuação do ator irlandês Stephen Rea no papel do espião do MI5 inglês Sir Hugh Hayden-Hoyle. É um agente que não dá um tiro, não usa força física, não levanta nunca a voz, conseguindo avançar nas suas investigações apenas com o poder da dedução lógica e uma grande perspicácia. Lembra o trabalho de Gary Oldman em “O espião que sabia demais”. Um trabalho memorável, como só os grandes atores são capazes de fazer.

O restante do elenco está ótimo, com destaque para a Maggie Gyllenhaal, que inclusive ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria minisséries e filmes para televisão.

A produção já anunciou que não haverá uma segunda temporada. Ponto positivo, uma boa série não precisa ter necessariamente uma sequencia.

Já está disponível no Netflix. Vale a pena ver.

sobre parma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s