Dica de Hospedagem – Bed and Breakfast B&B em residência compartilhada

Nenhum comentário

Para quem gosta de variar os tipos de hospedagem e não ficar na mesmice dos quartos de grandes redes de hotéis, pode optar pelas casas ou apartamentos disponibilizados pelos proprietários em sites especializados como o Airbnb. Já experimentamos pelo  menos umas 5 vezes em diversas viagens e acho muito vantajoso. As fotos e detalhes dessas acomodações irão ficar para um próximo post porque hoje iremos focar na acomodação compartilhada, muitas vezes chamadas de bed and breakfast (B&B) (cama e café da manhã).

Confesso que tinha um pouco de preconceito em ficar numa casa com pessoas estranhas, mas a nossa única experiência em São Petersburgo (indicação do Trip Advisor) valeu a pena. Foi um pouco estranho quando chegamos porque o apartamento da moradora Natália, que vivia sozinha e era russa mesmo, nada parecia com uma hospedagem turística.

Foto: arquivo pessoal / porta de entrada da rua
Foto: arquivo pessoal / porta de entrada da rua

DSC01887 DSC01886

Ficamos num quarto bem aconchegante e amplo que não tinha banheiro (o outro quarto tinha mas já estava sendo ocupado por um casal). No entanto, a proprietária disponibilizou para somente o nosso uso o banheiro em frente ao quarto.

Nosso quarto
Nosso quarto

DSC02024

Vista da janela do quarto
Vista da janela do quarto

Apesar de não termos muita privacidade há algumas vantagens nessa escolha:

1. O café da manhã (incluso) era feito pela própria dona do apartamento, que fazia alguns quitutes tradicionais da Rússia. Além disso, era servido sempre no mesmo horário e a Natália fazia questão que todos os hóspedes estivessem juntos à mesa. Havia um casal de ingleses compartilhando o mesmo espaço conosco e enquanto tomávamos o café da manhã conversávamos sobre trivialidades.

2. A Natália contava algumas coisas sobre o bairro ( que era reduto de imigrantes uzbeques), indicava alguns lugares para conhecer, falava da comida e respondia a nossas curiosas perguntas.

3. Ela tinha um guia da cidade e suas próprias anotações com indicações de restaurantes, museus, parques e nos apresentou no primeiro dia de estadia. Além disso, ela estava sempre disponível para nos ajudar e resolver possíveis contratempos.

4. A cozinha ficava disponível para os guests para pequenas refeições ou tomar um chá.

Como andávamos praticamente o dia todo, não nos incomodávamos com a falta de privacidade, pois chegávamos cansados e íamos direto ao quarto.

Enfim, a hospedagem compartilhada é muito interessante para quem gosta de se comunicar, seja com moradores nativos, seja com estrangeiros que tenham o mesmo objetivo. É importante conhecer as regras da casa e combinar o uso do banheiro previamente. Eu também não indicaria para quem gosta de curtir a noite, pois pode ser um incômodo para os outros hóspedes chegar muito tarde ou fazer barulho.

Sala de estar
Sala de estar
Cozinha
Cozinha

No site da B&B “St. Petersburg Assembly”, como é chamado, Natália lista o que os guests comentam sobre as vantagens de se hospedar lá:

* localização central (dá para ir a pé para as principais atrações da cidade);

* preço razoável;

 * bom café da manhã

* uma sala de estar convidativa a noite (ou não) para relaxar;

* Privacidade (cada quarto tem sua chave e os hóspedes podem sair e chegar quando quiserem);

* Há mapas e livros com informação sobre a cidade em cada quarto.

* E o mais importante – uma amistosa proprietária que fala inglês e pode ajudar os guests sobre várias informações.

* Em poucas palavras, o B&B será sua casa, onde você estará seguro e confortável durante sua estadia em St. Petersburg.

E tudo é verdade. Testei e comprovei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s