E a Grécia disse não!

Nenhum comentário

Leio na BBC que os gregos disseram “NÃO” à proposta de continuação do pacote de austeridade proposto pela União Européia.

Noves fora a discussão econômica – que é o ponto central da questão afinal de contas – a simbologia política atrás deste referendo é enorme.

Não por coincidência, o colunista Demetrio Magnoli escrevia ontem, 04 de Julho, na sua coluna semanal na Folha de S. Paulo, que “Amanhã, tudo indica, os gregos dirão “Sim” à Europa – e, portanto, “Não” ao seu governo...” e triunfalmente concluía seu artigo com “Amanhã, brindemos ao Sim“. Demetrio Magnoli é um bom intelectual de aluguel – nunca se sabe onde termina a sua opinião e onde começa a dos seus patrões, no caso a própria Folha, a Globo News ou a síntese de tudo isso, o think-tank Instituto Millenium.

O povo grego disse não a uma doutrina que é vendida como única, e que mais ou menos desde o golpe de 1973 no Chile –  e contundentemente desde o início dos anos 80  a partir da ascensão de Thatcher na Inglaterra e de Reagan nos Estados Unidos – é martelada como verdade econômica absoluta todos os dias nos grandes veículos de mídia: o neoliberalismo, nas suas várias e diversas vertentes.

Vale a pena, para quem se interessar, ler o artigo de Pierre Bourdieu sobre a sua essência publicado em 1998 no Le Monde Diplomatique. Aqui disponível em português.

Quando escuto que vivemos no Brasil uma grande crise, acho que se esquece o que realmente significa uma crise. Segundo a BBC, “a taxa de desemprego está em 26%, a mais alta de toda a União Europeia. Entre os jovens, esta taxa supera os 60%. Milhões de gregos vivem abaixo da linha da pobreza.”  Não se sabe o que virá agora, mas acho que a mensagem política que a Grécia mandou ao mundo é muito mais importante do que pode parecer hoje.

As vezes a manufatura do consenso falha, e isso é ótimo para a humanidade. Mas quem melhor definiu o sentimento do povo grego foi o grande Lemmy Kilmister:

Essa foi pra você Angela Merkel!!
Essa foi pra você Angela Merkel!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s