Parte 1 – Trabalho: construir uma vida profissional

um comentário

FGFGFGFFTrabalhei na mesma empresa por 12 anos seguidos. Acredito que seja um tempo razoável para você crescer e desenvolver seu potencial num mesmo local. Na verdade não existe um tempo determinado em anos, mas existe um tempo determinado pelo seu entusiasmo. Ou você gosta muito do que faz e se sente motivado sempre em busca de novos desafios dentro da própria empresa ou acaba desinteressado, desmotivado e tem aquele sentimento de infelicidade quando sai de casa para ir ao trabalho. Nesse caso, o melhor é partir para outra… mas o que fazer depois de anos na mesma área?

O maior erro é ficar acomodado, reclamando e muitas vezes fazendo mal feito e sem vontade o serviço. Você desperdiça tempo e energia, além de ocupar uma vaga de alguém que precisa do emprego. Na verdade, o que acontece é que não somos orientados desde cedo e não temos essa percepção de nos preparar para a vida profissional. Arrumamos um emprego e logo ficamos instalados. A atenção é sempre voltada as questões do trabalho atual e esquecemos da nossa vida profissional, num sentido mais amplo, para o futuro. O futuro é logo ali e se você não se preparar para encará-lo, vai ficar angustiado por parecer que aquela situação não tem saída. Preparação significa pensar: ” Estou aqui agora, mas onde quero estar daqui 5, 10, 15 anos?”, “Quero continuar fazendo a mesma coisa?”, ” O que preciso fazer para planejar o meu futuro profissional?”.

Uma coisa que não vai mudar nada e se torna um discurso chato para aqueles que estão em volta é se colocar como vítima. Aí você logo pensa: “Parece que o destino não está a meu favor”… Como se não fosse você o responsável pela sua vida e pelas decisões que te levaram por aquele caminho. Planejar é pensar um bom tempo antes de sair: “A partir de agora, vou trabalhar para a mudança”. Algumas perguntas são importantes:

Em que área gostaria de atuar? O que preciso saber sobre a posição que desejo? Que cursos tenho que fazer? Como estabelecer contato com pessoas que já trabalham na área?

E muito mais eficaz do que pensar é agir. Agora só posso construir daqui por diante. É uma situação difícil ( já passei por isso) porque quando não há uma programação dos seus próximos passos você se sente perdido e não sabe o que fazer. Nessa hora, só pense numa coisa. O passado já ficou para trás e não tem como mudar. Se você se sente sem rumo, experimente coisas novas. Arrisque e não se importe se as pessoas irão achá-lo (a) louco (a) ou indeciso (a).

Também leia: Parte 2 – Trabalho: o percurso profissional

Sbre Eanne

1 comentário em “Parte 1 – Trabalho: construir uma vida profissional”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s