Uma confraria de tolos

Nenhum comentário

Fiquei sabendo deste livro no blog do André Barcinski antes hospedado no UOL e agora no R7. Suas dicas de livros, cinema e música são excelentes.

A história do autor deste livro é trágica: John Kennedy Toole nasceu em Nova Orleans em 1937 e cometeu suicídio com 31 anos. Durante a sua breve vida ninguém deu bola aos seus talentos literários, e o seu reconhecimento se deu muitos anos após a sua morte, com o Pulitzer de 1981, o mais importante prêmio literário norte americano.

O livro se passa em Nova Orleans e a recriação da atmosfera da cidade é genial, assim como a da linguagem; este é um ponto interessante, pois Toole, especialmente através do personagem Burma Jones, consegue passar para o leitor as gírias e a maneira de falar típicas de Nova Orleans, e isso mesmo lendo o livro em português. Ponto positivo para o tradutor.

A galeria dos tipos criados por Toole é sensacional, a partir do protagonista Ignatius J. Reilly um gordão balofo que perambula pela cidade em busca de emprego, e que vive reclamando que os problemas do universo vêm da falta de teologia e geometria, A troca de correspondência com sua namorada Mirna Minkoff são impagáveis. Mas todos os personagens são dotados de graça e humor próprios, numa combinação rara de ironia, erudição e mise en scéne. Não há parágrafos à toa e cada página é muito agradável de se ler.

O livro é muitas vezes classificado com um romance picaresco, ou seja, uma prosa satírica, em que o protagonista provém de uma baixa classe social, e que através de sua inteligência – ou loucura, ou sendo não convencional – consegue de alguma maneira se sobressair na sociedade.

Um romance inesquecível, com um humor e ironia que transbordam a todo tempo.

E atualíssimo na caracterização dos tipos urbanos: não seria a Sra. Levy uma presença constante nas recentes manifestações da Av. Paulista?

sobre parma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s